Houve uma tonelada de ida e volta sobre como o marketing em redes sociais afeta o SEO e se os perfis e postagens nas redes sociais podem afetar positivamente o rankings e a visibilidade em pesquisas orgânicas.

Há quem acuse o Google de refutar a ideia de que os as redes sociais faziam parte do algoritmo de classificação e o debate sobre a importância das redes sociais para o SEO é muito abordado hoje em dia em nossos negócios. O Google, mais do que o Bing, nega que as postagens e a popularidade do Facebook e do Twitter sejam fatores de classificação de pesquisa direta.

Embora respeitamos o que esses principais motores de busca têm a dizer sobre esse assunto, ainda é inegável que uma estratégia adequada nas redes sociais – tanto paga quanto orgânica – é fundamental para aumentar o seu ranking e a visibilidade geral da pesquisa ao longo do tempo.

Vejamos três maneiras de incluir as redes sociais em suas campanhas de SEO para obter melhores resultados.

1. Marketing nas redes sociais = Construindo sua marca

O processo de compra é muitas vezes extensivo, especialmente quando os compradores estão tomando decisões sobre ofertas baseadas em serviços ou produtos de alto padrão, como produtos de luxo.

Esses tipos de consumidores e clientes fazem suas pesquisas on-line e fazem isso bem. Na verdade, muitas vezes eles começam a procura em uma rede social, seja Facebook, Twitter, YouTube, Pinterest, Instagram ou LinkedIn.

O patrimônio da marca e a força por trás do que a empresa está vendendo é o que finalmente converte os consumidores. Afinal, as pessoas compram por dois motivos simples: confiança e afinidade de uma pessoa ou de uma marca.

Fazer com que sua marca social se destaque envolve vários fatores em uma campanha de redes sociais. Melhorar a sua estratégia provavelmente apoiará seus esforços de SEO.

Aqui estão alguns detalhes que você pode melhorar:

  • Design da identidade e da marca que suporta a intenção da marca.
  • Mensagens em torno da marca para apoiar a promessa da marca e o idioma alvo.
  • Comprometimento contínuo da criação e entrega de conteúdo de marca original.
  • Criando uma comunidade de defensores, envolvendo-os com conteúdo e concursos de marca.

O marketing nas redes sociais, quando desenvolvido e gerenciado corretamente, pode gerar a confiança dessa marca. Isso significa que as empresas devem considerar a criação e o desenvolvimento de suas marcas sociais como algo crítico para a forma de como seu alvo as encontra.

Quando um cliente-alvo se envolve com uma marca nas redes social, inevitavelmente irá ao site da empresa várias vezes, encaminhará outras pessoas aos perfis e páginas da redes sociais da empresa, ou a ambos.

Porque as pessoas conhecem você de forma social, eles também procurarão sua marca nos motores de busca – essencialmente, isso significa que você está gerando demanda. Quanto mais demanda você gerar, mais importante a sua marca aparecerá nos motores de busca e melhor irá classificar ao longo do tempo.

A construção da marca nas redes sociais é uma peça importante para  uma estratégia de SEO a longo prazo.

  1. Perfis sociais mostram nos resultados orgânicos da pesquisa

SEO Ranking

SEO Ranking

Há situações em que as pessoas procuram nomes de outras pessoas ao invés de empresas no Google. E é assim que fazemos negócios com alguém. E esse alguém pode ser um vendedor ou um CEO.

O seu perfil do LinkedIn aparece primeiro? Se assim for, a maioria dos pesquisadores clicará no seu perfil. Se o usuário perceber que o seu perfil não é atualizado, eles podem voltar para o Google ou até mesmo permanecer no LinkedIn e encontrar um concorrente para fazer seus negócios.

Essa situação também serve para as empresas. O que significa que as páginas nas redes sociais da sua empresa, tanto corporativas como as das lojas locais, são importantes.

É aqui que, com uma estratégia social sólida, juntamente com o gerenciamento ativo e apropriado desses perfis e páginas entra.

O que você pode fazer?

Tenha um perfil completo, completo e atual para cada canal social onde a sua marca vive. Isso significa imagens atualizadas, fotos, vídeos, informações de contato, chamadas para ação e conteúdo variado em andamento.

Compreenda que a sua reputação e a de sua empresa nas redes mídias sociais pode ser rastreada para pesquisar consultas (ou não). Significado que se você faz um ótimo trabalho gerenciando comentários e interagindo positivamente com seus fãs e seguidores (ou da sua empresa), você consegue construir uma boa reputação social. Isso pode ajudar a aumentar as partes do seu conteúdo, ganhar novos seguidores e gerar retornos de cliques em seu site, consequentemente, beneficiar o SEO. Não importa que as postagens do Facebook e os perfis do Twitter não sejam fatores diretos do ranking do Google. Os próprios sites estão classificados – e esse tráfego para um site bem desenhado para a experiência do usuário pode aumentar a qualidade do site e repetir as visitas.

Tenha suas configurações de perfil social definidas para o sucesso e entenda como funciona cada canal.

Você quer certificar-se se você permite que outros escrevam em sua linha de tempo, por exemplo, que a mensagem será monitorada e gerenciada?

Se você é um revendedor com muitos locais, verifique se você está usando a função de localização no Facebook ou no YouTube.

3. Redes sociais têm motores de busca também

As pessoas também procuram dentro das redes sociais.

Como muitos de vocês são profissionais de negócios, vamos conversar no LinkedIn. Você revisou suas estatísticas para ver como membros do LinkedIn descobriram seu perfil? Mais de 50% das visualizações, em média, vêm da ferramenta de pesquisa do LinkedIn.

Quão bem você otimizou seu perfil do LinkedIn? Você sabia que suas habilidades e essas palavras-chave relacionadas, dirigem a visibilidade do seu perfil na pesquisa do LinkedIn?

Aqui está uma coisa simples que você pode fazer esta semana: veja seu perfil no LinkedIn. Avalie suas habilidades e palavras-chave relacionadas em cada seção – seu título, resumo, experiência e assim por diante.

Otimize seu perfil para pesquisas diretas do LinkedIn. Quando as pessoas veem seu perfil na rede social ou o perfil da sua empresa uma e outra vez, inevitavelmente visitarão seu site.

Claro, se você fez um ótimo trabalho com o SEO no local, eles retornarão ou compartilharão as páginas do seu site, ajudando seu ranking geral de SEO.