Todo o marketing deve causar um efeito psicológico de alguma forma. Afinal, é isso que faz os leitores se interessar pelo o que uma empresa tem a oferecer.

Vamos nesse texto explorar a psicologia por trás de uma das formas mais populares de marketing: o e-mail.

O poder do marketing por e-mail

Psicologia do email marketing

Psicologia do email marketing

O e-mail marketing se tornou a fachada das empresas e o principal canal para os clientes se relacionar com seu fornecedor. Em uma recente pesquisa da Mailigen, descobriu-se que 89% das empresas usam o e-mail como sua principal ferramenta de geração de leads, ou seja, para a maioria das empresas, o e-mail marketing oferece o maior retorno do investimento.

No entanto, para obter a maior parte da ação de uma campanha de e-mail marketing, os empreendedores precisam olhar para a psicologia por trás disso e entender o seu leitor alvo para gerar conversões.

Além disso, há uma grande concorrência no e-mail marketing; portanto, uma cliente em potencial não tem muito tempo para gastar com suas mensagens. Uma pessoa gasta em torno de três ou quatro segundos para decidir se vai abrir ou excluir um e-mail recebido. A decisão, no entanto, é subconsciente. Assim, as empresas da publicação de revistas para produtos farmacêuticos poderiam desencadear pessoas a querer abrir e ler um e-mail com a psicologia certa aplicada.

Como aplicar psicologia ao E-mail marketing

Conheça e considere ativadores de comportamento humano

Há vários ativadores de comportamento humano lá fora. Por exemplo, como uma pessoa pode espirrar e alguém diz “saúde”, automaticamente. O mesmo vale para o e-mail. Uma pessoa é encurralada na direção em que uma empresa quer que eles passem apenas por estímulos aplicados no momento certo.

Linhas de assunto curtas

Não vá além de 35 caracteres em uma linha de assunto. Ela afirma que a maioria dos e-mails são abertos em dispositivos móveis hoje, e essa mensagem é limitada com base no espaço da tela. Portanto, permanecer na marca de 35 caracteres assegurará que a pessoa veja a informação relevante na linha do assunto e saiba o que eles estão abrindo.

Combine headline e subject line

Combinar a linha de assunto com um excelente pré-cabeçalho criará um soco que amplifica o tópico e encoraja o destinatário a abrir o e-mail. O pré-cabeçalho deve ser um trecho de texto sob a linha de assunto que é exibida para o destinatário.

Tanto a linha de assunto como o pré-cabeçalho são críticos para direcionar as taxas de abertura.

Use palavras persuasivas

Palavras como “novo” e “livre” tendem a atrair pessoas para e-mails. Essas palavras são consideradas poderosas, são palavras que é o que uma pessoa está ansiando e ativa o centro de prazer da pessoa no cérebro. Se a palavra os faz imaginar algo de bom ou se sentir bem, eles vão abrir o e-mail.

Personalização

Às vezes, a personalização ressoa enquanto outras vezes é um esforço desperdiçado. Recomenda-se testar o uso da personalização nos e-mails de vendas apenas para ver se eles atraem ou não a pessoa.

Preencha as lacunas

As pessoas querem saber algo, e a diferença entre o que eles sabem e querem saber pode influenciar em suas ações. Se uma pessoa quer respostas, e um e-mail inclui essas respostas, é mais provável que a pessoa leia esse e-mail e continue lendo e-mails desse comerciante.

Ela recomenda usar quem, o que, quando, onde, por que e como responder a todas as preocupações na mente do leitor.

Faça com que se sinta exclusivo

Mesmo que a oferta ou o e-mail seja enviado para milhares, o leitor deve sentir que está recebendo algo especial e apenas para eles. Usar palavras como “exclusivo” ou “obrigado” pode aumentar as taxas de abertura mais do que outros termos genéricos que não o fazem sentir especial.

Fonte: Shweiki Media