Ser mais lembrado também significa ser mais levado em conta nas decisões de compra

O design é um elemento importante da estratégia de marketing, crucial para muitas questões. É a chave para fazer com que os novos produtos se destaquem da concorrência e os façam parecer novos e diferentes e também é fundamental para transmitir informações e compartilhar determinados valores de marcas e produtos. É crucial para construir identidade, é isso que as marcas que lideram o mercado ou que têm identidades conhecidas estão fazendo agora. O design é outra arma e serve para chamar a atenção e adquirir relevância. É mais importante do que nunca para as marcas se destacar na multidão e maximizar sua proeminência e capacidade de serem lembradas quando os consumidores são motivados por uma necessidade. Ou seja, as marcas e as empresas precisam garantir que, quando chegar a hora, o consumidor as leve em conta, que elas se lembrem delas e que sua marca não seja borrada em comparação com a concorrência. E, para isso, o design é crucial. O design é o que estabelece as bases para que isso não aconteça. Afinal, as marcas que têm uma imagem forte são lembradas por 52% a mais do que aquelas com uma marca mais fraca. A memória tem um efeito direto nos resultados: aqueles que são lembrados melhor alcançam resultados 76% mais poderosos. Assim que você entra na memória dos consumidores, também entrou em decisões de compra. Para o consumidor comprar o seu produto ou a sua marca, é preciso entrar nas coisas que você considera quando compra.

As chaves para um bom design

Mas o que é que faz um trabalho de design melhorar a memória da marca, da empresa ou do produto?

A chave está nos elementos que a compõem e na forma como eles são integrados. Um design vencedor é aquele que inclui o que eles chamam de “três c”. É a soma de clareza, consistência e comunicação. Isso funciona, além do design em geral, também em todos os elementos que estão integrados nele. De cores a formas e logotipos, tudo se encaixa muito bem na construção de uma imagem que se encaixa nesses três c.

Práticas para melhorar o design

Marcas e empresas, portanto, devem estar muito conscientes da importância do design e incorporar as práticas que melhorarão seus resultados. Para melhorar o design, ele também deve levar em conta como os consumidores processam as informações e as práticas que as farão sobressair. Por exemplo, a informação visual é muito mais poderosa quando se trata de processamento de dados do que através de outros canais. É processado muito mais rapidamente e é recebido de uma forma muito mais positiva. Por exemplo, nas redes sociais, o conteúdo visual é compartilhado e curtido várias vezes. O design também precisa simplificar os processos de decisão e tornar as decisões mais fáceis e menos complexas. O design tem que facilitar a vida do consumidor em geral, pois isso fará as coisas parecerem mais positivas. E, claro, o design não deve ser visto como um tipo de ilha no meio da estratégia de marketing e dos processos de compra, mas deve ser integrado com os outros elementos para melhorar os resultados em conjunto.