A luta do automobilismo brasileiro para salvar o Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo, terá um capítulo importante na semana que vem. O GloboEsporte.com revela, em primeira mão, que Bruno Covas, prefeito de São Paulo, receberá, pela primeira vez desde que a polêmica da privatização começou, uma comitiva de pessoas ligadas ao esporte a motor. O encontro está marcado para o dia 5 de junho, próxima terça-feira, às 15h (de Brasília), na Prefeitura de São Paulo.

A comitiva será liderada por Waldner Bernardo, o Dadai, presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Além disso, contará com representantes de várias áreas do esporte: Rubens Barrichello, ex-piloto de Fórmula 1 e campeão da Stock Car em 2014; Reginaldo Leme, comentarista do Grupo Globo; Felipe Giaffone, presidente da Associação Brasileira de Pilotos de Automobilismo (ABPA); Luciano Burti, ex-F1 e comentarista do Grupo Globo; Sergio Berti e Orlando Sgarbi, membros da comissão “Interlagos Hoje”. O objetivo do grupo é buscar uma melhor solução para o futuro de Interlagos e garantir sua preservação.

VOANDO BAIXO: Opiniões e análises sobre o automobilismo

GP Brasil de F1 Interlagos

GP Brasil de F1 Interlagos

O que mais me interessa mostrar para um político, para que a população tome conhecimento, é que o automobilismo é um gerador de milhares de empregos diretos e indiretos: famílias de engenheiros, mecânicos, comissários de pista, pilotos… Disse isso uma vez para um político e ele se surpreendeu com isso. E, por outro lado, falar de Interlagos em si, da tradição que tem o autódromo que faz com que qualquer piloto recém-entrado na Fórmula 1 ao pisar o solo do circuito se sentir como em Monza, Spa-Francorchamps, Silverstone. Porque Interlagos tem muita tradição no automobilismo e na F1, além de ser local das vitórias de Ayrton Senna e ter a participação do tricampeão no desenho do traçado. Interlagos é “sagrado” e tão importante que um político não poderia pensar em se desfazer do autódromo. É das poucas coisas tradicionais que o Brasil tem – disse Reginaldo.

Para Luciano Burti, comentarista do Grupo Globo, o encontro será importante para mostrar que Interlagos não se resume ao automobilismo. O autódromo recebe eventos e gera muitos empregos.

Quem organizou essa reunião foi o Dadai, presidente da CBA. Estamos fazendo a nossa parte. Que bom que ele tomou a iniciativa de encontrar o prefeito Bruno Covas. Acho importante estar presente para passar informações importantes. Sinceramente, não acho que a gente vá conseguir reverter o jogo totalmente. Se for uma decisão já tomada, fica difícil. Mas se realmente estiverem abertos a escutar sobre a importância de Interlagos não só para o automobilismo, para o lado social, de profissionais que vivem disso, mas também em relação aos eventos que acontecem lá e que podem ser melhorados. Se estiverem abertos a escutar, acho que a gente pode somar bastante – disse Luciano.

Para Waldner Bernardo, presidente da CBA, a ideia é encontrar uma solução para que agrade tanto ao esporte quanto à prefeitura.

Nosso objetivo principal é garantir a manutenção da principal praça de esporte a motor do Brasil. Queremos encontrar, em conjunto com o poder público, as melhores soluções para o autódromo de Interlagos, contemplando a população, sobretudo daquela região, sem qualquer prejuízo à prática do automobilismo – disse Dadai.

Fonte: GE