Nesta semana, aconteceu a F8, a conferência anual dos desenvolvedores do Facebook. No evento, Zuckerberg e outros executivos da rede social, do Instagram e do WhatsApp revelaram as principais novidades das plataformas.

As mudanças mais surpreendentes vão acontecer no Instagram. E, talvez, a de maior impacto seja o fato de a rede social focada em fotos e stories deixar de exibir o número de curtidas.

Elas continuarão a existir, mas apenas o dono das fotos e vídeos poderá ver as quantidades.

Adam Mosseri, chefe de produto do Instagram, quer que as pessoas se concentrem nas fotos e vídeos compartilhados, e não no número de curtidas recebidas.

A ocultação de likes já está em testes no Canadá, e pode afetar a estratégia de marketing digital de marcas e startups.

Uma das frases de maior repercussão de Zuckerberg no evento F8 foi “O futuro é privado”, ao anunciar as mudanças no Facebook.

A frase nos remete a todos os escândalos que a rede social protagonizou a partir de 2018.

O mais marcante de todos foi o caso de Cambridge Analytica, em que 87 milhões de usuários tiveram seus dados vazados para fins políticos.

“Nós não temos a melhor reputação em relação à privacidade neste momento, para dizer o mínimo. Mas eu estou comprometido a fazer isso direito e a começar um novo capítulo”, prometeu o fundador do Facebook.

Uma das mudanças mais significativas na plataforma é a priorização de grupos e eventos ao invés do feed de notícias convencional.

Além disso, o Facebook com visual azul e branco que conhecemos está com os dias contados. A plataforma será repaginada e o branco será a cor mais presente.

A página também poderá ser um local de paquera, visto que a empresa está trazendo sua ferramenta de encontros semelhante ao Tinder, o Facebook Dating, para o Brasil.

E você, o que achou das mudanças no Facebook e Instagram?

Um forte abraço,