A crescente popularidade das mídias sociais e o surgimento de um grande número de influenciadores, que no começo parecem ser pessoas comuns como você e eu, são impressionantes. Hoje em dia, os consumidores estão inclinados a comprar e seguir as recomendações de influenciadores em uma variedade de campos como cozinha, videogames, beleza, etc.

O marketing do Influenciador está se tornando cada vez mais popular e muitas empresas querem trabalhar e colaborar com influenciadores na web e nas mídias sociais. Na verdade, 89% dos comerciantes agora usam marketing de influência para criar conteúdo autêntico sobre sua marca.

Mas por onde começar? Quais são as dicas a seguir ou saber antes de embarcar em uma campanha de marketing de influenciadores?

Aqui estão algumas dicas e truques para ter sucesso em sua campanha de marketing de influência e trabalhar com seus primeiros influenciadores.

Planeje sua campanha de marketing de influência

Seus objetivos e seu público-alvo

Antes de contatar um influenciador, você precisa preparar sua campanha. Determine seus objetivos e seu público-alvo. Pense nisso, como escolher o influenciador que você precisa e abordá-lo se você não sabe com quem está falando e a mensagem que deseja transmitir?

Comece definindo os objetivos da sua campanha:

  • Você deseja divulgar sua empresa?
  • Deseja aumentar a visibilidade do seu perfil social?
  • Gostaria de aumentar a taxa de engajamento de suas publicações?
  • Você quer gerar entusiasmo por um produto ou serviço?
  • Deseja dirigir o tráfego para um site?
  • Você espera gerar vendas on-line ou na loja para um produto específico?

Agora, defina a clientela que você deseja alcançar usando influenciadores. É importante saber com quem você está falando para encontrar influenciadores com leitores ou assinantes que combinem com seu público-alvo.

A criação do briefing da campanha

Para estar preparado e transmitir corretamente todas as informações importantes ao influenciador e para poder concordar com as necessidades de cada um, recomenda-se que crie um resumo que sintetize todo o conteúdo do seu objetivo.

Este documento será adaptado e enviado ao influenciador após o primeiro contato estabelecido ou quando o interesse for aceito para o projeto. Neste documento, você pode incluir, mas não está limitado a:

  • Resumo do projeto,
  • Objetivo da campanha,
  • Resultados esperados ou ações propostas,
  • Público-alvo,
  • Mídias sociais para priorizar,
  • Hashtags,
  • Orçamento,
  • Duração e informações do produto,
  • Serviço e / ou a marca.

Defina como deseja trabalhar com influenciadores

Existem diferentes maneiras de parceria que você pode oferecer a um influenciador. A maneira como você trabalha com um influenciador variará dependendo do produto proposto ou da marca em questão. Certifique-se de verificar a linha editorial de cada um dos influenciadores e verifique se eles estão abertos a esse tipo de parceria antes de fechar negócio.

Uma das maneiras mais comuns de abordar um influenciador é enviar produtos ou oferecer serviços de graça. Claro, você só envia um produto quando tem certeza que o produto ou serviço pode ser apreciado pelo influenciador e que os valores da empresa correspondem aos do influenciador. Esses presentes são então enviados para estabelecer um relacionamento, desejando que o influenciador aprecie o produto e fale organicamente em suas plataformas.

Por outro lado, se você quer que o influenciador experimente seu produto e publique sua opinião online, você geralmente precisa pagar por isso. No entanto, lembre-se de que esse tipo de conteúdo deve seguir a linha editorial do influenciador e que eles devem ser transparentes com seus assinantes.

Você sabia que 81% dos consumidores pesquisam on-line antes de comprar produtos e serviços valiosos? Então, se os influenciadores falam sobre o seu produto, teste-o e compartilhe sua experiência on-line; as chances são maiores que os clientes estão comprando seus produtos e serviços.

Aqui estão outros exemplos de colaborações e parcerias com influenciadores:

  • Artigos patrocinados no blog do influenciador;
  • Publicações patrocinadas em mídias sociais;
  • Publicações dos visitantes em blogs;
  • Programas de afiliação de marketing;
  • Programas de embaixadores da marca;
  • Convites para eventos exclusivos;
  • Criação de linhas de produtos.

Muitas empresas optam por incluir influenciadores em suas campanhas publicitárias na televisão, na Web ou nos outdoors. Influenciadores agora são tão populares quanto algumas celebridades!

Identifique os influenciadores certos para sua marca

Há mais influenciadores e criadores de conteúdo nas mídias sociais. Então, como você encontra os influenciadores que você precisa?

O influenciador ideal:

  • Cria e compartilha conteúdo de qualidade regularmente;
  • Tem um grande número de assinantes em uma ou mais mídias sociais;
  • Tem uma taxa de compromisso e uma proporção de gostos e comentários interessantes;
  • É genuíno, honesto e interage com o público;
  • Junte-se à sua clientela alvo
  • Tem um estilo, tom ou personalidade que combina com sua marca.

Você pode encontrar influenciadores de todos os tipos no YouTube, Instagram, Pinterest, Twitter, Snapchat, Facebook e em blogs. Estes podem até ser divididos em quatro categorias de influenciadores:

  • Micro-influenciadores: 5.000 a 50.000 assinantes;
  • Influenciadores de médio porte: 50.000 a 100.000 assinantes;
  • Influenciadores de longo alcance (ver macro-influenciadores): 100.000 assinantes e mais;

Observe que esses números são aproximados e variam de acordo com a região geográfica. Os números no Canadá podem ser um pouco maiores. Nos Estados Unidos, os macro-influenciadores às vezes têm pelo menos 500 mil assinantes. Geralmente, quanto mais um influenciador tiver uma grande audiência, maior será o seu orçamento. É por isso que os micro-influenciadores podem ser interessantes e gerar resultados muito bons!

Manter uma relação comercial com o influenciador

Antes mesmo de abordar um influenciador, recomendamos que você interaja com ele em suas plataformas sociais. Conheça o influenciador, o público, o tipo de conteúdo que publicam, seus objetivos pessoais, seus antecedentes e assim por diante. Crie um relacionamento com os influenciadores que você gosta e quanto mais você souber sobre eles, mais você poderá identificar o que pode interessá-los, e melhor você irá vender seu projeto de parceria ou colaboração. Influenciadores muitas vezes estão em alta demanda, então você deve, em primeiro lugar, despertar sua curiosidade e ser capaz de estabelecer um vínculo de confiança com eles.

Defina claramente os termos do contrato e o orçamento

Liberdade na criação de conteúdo

Lembre-se de que o influenciador se comunica com sua audiência a seu modo com sua personalidade e vocabulário. O influenciador deve ser orientado no cumprimento do contrato e não restrito à sua criatividade. Você não pode pedir especificamente para dizer ou escrever certas informações, muito menos modificar o conteúdo criado. O objetivo de uma campanha de marketing de influência é usar uma pessoa real, honesta e próxima ao público para representar ou falar sobre seu produto ou serviço. Os seguidores do Influenciador rapidamente detectam quando o conteúdo parece pré-fabricado e encenado. Você deve ser o mais transparente possível em seus esforços.

Pagamentos

O pagamento do influenciador pode ser feita de diferentes maneiras:

  • Comissão com base em links de afiliados ou códigos promocionais;
  • Montante determinado no início da campanha;
  • Cartão-presente da empresa;
  • Quantidade por clique nos links na descrição dos vídeos ou na biografia do canal;
  • Montante por compromisso (como ou comentário);
  • Convite grátis ou VIP para um evento exclusivo.

Um ponto extremamente importante a considerar com um influenciador é o pagamento de visibilidade. Poucos influenciadores concordam em se envolver em troca de visibilidade. Pelo contrário, mesmo os pequenos influenciadores acabarão aumentando sua audiência e, possivelmente, você gera mais visibilidade do que o contrário. Comunique-se com os influenciadores que o interessam e determine em conjunto os termos da forma de pagamento.

Fonte: Gonzo MarketingTradução: Equipe MAPG