De Volta para o futuro: Cinco previsões de marketing que deram certas

A MAPG volta ao tempo em que o marketing de conteúdo e os blogs eram relativamente novos para o mundo dos negócios. Estamos orgulhosos do fato de que fomos os primeiros adotantes da tendência de blogs, uma das principais estratégias de marketing de conteúdo atuais para melhorar a visibilidade e o engajamento da sua marca.

Tendências e previsões formam o mundo do marketing B2B e B2C. Eles nos ajudam a mudar nossas estratégias de marketing para atender às necessidades de nossos clientes e alcançá-los no lugar certo e no momento certo. Mas nem todas as tendências sobrevive à prova do tempo.

Desde o início do nosso blog em 2011, fizemos algumas previsões de marketing arrojadas e próprias. Nesta publicação, estamos entrando em nossa máquina do tempo e viajando no tempo para ver quais das nossas principais previsões de marketing são verdadeiras quando esperamos 2018.

1. Pesquisa móvel vai explodir

Previsto pela primeira vez todo o caminho de volta em 2008, a explosão móvel continua a acontecer. De acordo com um relatório recente do BrightEdge mencionado no Search Engine Journal, o tráfego móvel agora representa 57% de todas as pesquisas na Internet. Mas a evidência mais incriminadora de que essa tendência só continuará é o fato de que o Google começará a priorizar os sites móveis por meio da área de trabalho para refletir a mudança no tráfego de pesquisa.

O que isso significa para os comerciantes? As empresas em todas as indústrias e verticais precisarão fazer a mudança para pensar “primeiro móvel”. Como o Google considera móvel o mais importante, sua marca também precisa vê-lo dessa maneira. Isso significa criar uma experiência de usuário personalizada e perfeita para o seu tráfego móvel e otimizar todo o conteúdo com o celular em mente. Veja se o site tem o que é necessário, levando nosso teste de SEO móvel.

2. A intenção do usuário afetará a classificação

Esta foi uma das nossas previsões de SEO mais recentes, mas não está diminuindo em breve. O Google e outros mecanismos de pesquisa têm levado em consideração dados de compromisso. Vimos isso acontecer mais recentemente com a implementação do Google de RankBrain, a tecnologia de aprendizagem de máquinas que fatores nos dados de intenção do usuário no algoritmo de resultados de pesquisa do Google. Por exemplo, a taxa de rejeição da sua página, o tempo na página e o CTR de resultados de pesquisa afetam a classificação da sua página no Google. Continuando com a ideia de que o envolvimento afeta o ranking, o Google deve se unir às redes sociais, e seu envolvimento social poderá influenciar o ranking também.

Olhando para a frente, isso significa que os comerciantes precisam criar conteúdo valioso que direcione essas métricas de compromisso. Além disso, precisamos prestar especial atenção às tags de título e às descrições de meta para garantir que envolvam pesquisadores e inspiram-na a clicar. Seu conteúdo não o ajudará muito se ninguém entrar nos resultados de pesquisa orgânica.

3. Os canais mudarão

Em nossa publicação de previsões de marketing on-line de 2012, antecipamos que, quando as pessoas consumirem nosso conteúdo, sempre mudará com o rápido crescimento da tecnologia. E não estávamos errados. Novos canais sociais, motores de busca e mais são sempre aparecendo e morrendo. Por exemplo, Medium, Reddit e mais, são novos canais para consumo e descoberta de conteúdo.

A descoberta está sempre mudando, e os comerciantes precisamos nos concentrar na mensagem que estamos criando mais do que o lugar onde a compartilhamos. Enquanto o conteúdo fornecer valor, os clientes irão encontrá-lo independentemente do canal.

4. Vender se tornará um comportamento de rede social

Outra previsão de nossas tendências de marketing de 2012 foi que o futuro do desenvolvimento de negócios é  na rede social. Com bilhões de pessoas usando redes sociais, as interações de marca não mais acontecem apenas no site da empresa ou mesmo em pessoa. A maioria das interações agora acontece nas mídias sociais, seja serviço ao cliente, avaliações ou consultas.

Nas redes sociais, as marcas possuem múltiplos canais para atrair novas audiências, desenvolver relacionamentos com clientes potenciais e inspirar compras através de mensagens de redes sociais e conteúdo relevante. Do marketing baseado em contas no LinkedIn para publicidade segmentada, existem várias táticas de venda social que você pode usar para atrair, nutrir e converter mais clientes.

5. Como a pesquisa irá mudar

Mencionamos a busca por voz como uma previsão em nossa publicação de previsões de SEO de 2015, mas nós sugerimos o surgimento da busca por voz bem antes disso. Com a adição de dispositivos como Google Home, Amazon Echo e Apple HomePod, a busca por voz só continuará aumentando. E, juntamente com os aprimoramentos que já foram feitos para os mecanismos de pesquisa para acomodar a busca por voz, como os usuários pesquisam na internet continuam a mudar.

Para os comerciantes, isso significa que precisamos repensar a otimização de nossas palavras-chave, localização e muito mais. A busca por voz geralmente é feita em frases e perguntas completas, o que significa que as palavras-chave que atualmente estamos segmentando não estão sendo usadas. Além disso, as buscas de voz são três vezes mais propensas a serem locais.

Onde estamos indo, não precisamos de estradas

Prever o futuro é um negócio complicado cheio de incerteza. Mas os comerciantes ainda precisam se adaptar e inovar. Afinal, o pássaro adiantado obtém o verme. Corte seu próprio caminho e obtenha novas ideias, seguindo nossas sete regras para o marketing de conteúdo fresco.

Fonte: Top Rank Blog

Tradução: MAPG