Delegações de Angola e da Zâmbia analisam, a partir de segunda-feira, em Luanda, o aprofundamento das relações de cooperação bilateral nos domínios da Defesa e Segurança, durante a 32ª reunião da Comissão Mista Permanente de Defesa e Segurança.

De acordo com um documento do Ministério da Defesa Nacional, a reunião tem também como objetivo avaliar a execução das recomendações da 31ª reunião da Comissão Mista Permanente de Defesa e Segurança Zâmbia-Angola e perspectivar as ações para o próximo ano.

O encontro será aberto com a reunião de peritos, na segunda-feira, enquanto a reunião ministerial acontece na quarta-feira.

A última reunião da Comissão Mista Permanente de Defesa e Segurança Zâmbia-Angola decorreu em Novembro do ano passado, na cidade zambiana de Livingstone. A reunião deliberou sobre questões de interesse mútuo e o progresso em matéria de defesa e segurança. A este respeito, a Comissão tomou nota que a situação de segurança ao longo da fronteira comum era caracterizada como calma e estável.

Ainda assim, tomou nota da persistência de crimes transfronteiriços, tais como a migração ilegal, a caça furtiva, o tráfico de seres humanos e de drogas, que continuavam a representar uma ameaça para ambos os países. Para este fim, as instituições de defesa e segurança dos dois países comprometeram-se a intensificar os esforços conjuntos com vista a combatê-los.

Angola e Zâmbia partilham uma fronteira de mais de 1000 quilómetros. No país vizinho reside a segunda maior comunidade de angolanos no estrangeiro, estimada em cerca de 30 mil pessoas.

Tenha um site profissional para seu negócio, saiba mais clicando aqui.

Fonte: Jornal da Angola