Quase todo o trabalho que estou fazendo com as empresas no momento se concentra em torno da proposição de valor e, principalmente, uma boa proposta. Então pensei que era a hora certa de abordar esse tema tão importante, mas que muitas pessoas fazem errado.

Simplificando, a proposta de valor é uma declaração clara do valor que o produto fornecido e será o principal motivo pelo qual seu cliente irá comprar de você. Não é uma descrição de quão bom é seu produto, nem é sobre quantos clientes você tem, quantos prêmios ganhou ou quanto seus clientes gostam de você. A proposta de valor é sobre o cliente, não você.

A proposição de valor deve:

  • Explicar como seu produto resolve problemas dos clientes ou melhora sua situação
  • Explicar como você fornecerá benefícios específicos
  • Explicar ao cliente o por que eles devem comprar de você e não da concorrência

A proposição de valor deve ser rápida e ser o foco principal de todo o material de divulgação, do site ao catálogo. Fácil, claro e simples!!!

E é fácil desenvolver esse material?

Bem, não é tão fácil assim. Obter o direito de propor valor é saber exatamente o quanto seu produto pode trazer de melhor em comparação aos seus concorrentes e entender o qual necessidade de seus clientes. Você então tem que levar toda essa informação e formulá-la em uma proposição que destaca sua singularidade no mercado e cria algo em que seus clientes realmente se preocupam. Então, não é tão fácil assim, mas, quando você vê como os clientes respondem a isso, você entenderá que vale a pena o esforço.

Fonte: SARAH FINNEMORE

Tradução: MAPG