O Gerenciamento do Relacionamento de Clientes (CRM) refere-se às práticas, estratégias e tecnologias usadas para gerenciar e analisar as interações dos clientes com sua empresa.
Ao longo da última década, a tecnologia CRM mudou dramaticamente e pode mudar ainda mais nos próximos anos?
Este case da MAPG analisa os principais impulsionadores do crescimento no mercado de software de CRM entre hoje até 2027.
O futuro do CRM
Tendências que moldarão o CRM nos próximos 10 anos
Relação com clientes
O gerenciamento CRM refere-se à prática, estratégias e tecnologias usadas para gerenciar e analisar as interações de clientes. Analisamos algumas informações consideradas impulsionadores do crescimento no mercado de software de CRM de hoje em dia até 2027.
2017
- 91% das empresas com mais de 11 funcionários usam soluções de CRM.
- 49% dos planos de negócios contam com investimentos em software de CRM para serviços de custos, automação de marketing, automação de vendas, gerenciamento de conhecimento e central de contato.
- O mercado de CRM valerá US $ 37 bilhões no final de 2017 – O Gartner
0-2 anos
O CRM baseado em nuvem
Soluções SAAS (Software as a service) dominam o mercado de software de CRM.
- Os CRM que armazenam os dados do cliente na nuvem permitem aos usuários acessá-lo em qualquer lugar com uma conexão à internet.
Benefícios
- Escalável para atender à procura de negócios;
- Melhora a colaboração entre os departamentos;
- Os usuários podem acessar seus dados de qualquer lugar;
- Custa menos do que nas aplicações pré-premissa.
Tendências e indicadores
Aplicativos de CRM baseados na nuvem devem superar a demanda por aplicativos de CRM em redes locais em 2017.
- 62% aplicativos de CRM baseados em nuvem são de confiança para pequenas empresas;
- 50% da receita de software de CRM vem de soluções baseadas em nuvens;
- 87% das empresas usaram CRMs baseados em nuvens em 2016.
Tecnologias móveis
Soluções de CRM móveis que oferecem recursos avançados virão à frente em 2017.
Um CRM móvel excepcional não é apenas uma aplicação de desktop de uma pessoa modesta. Os CRM de hoje têm recursos semelhantes, proteção de dados e integração com os principais softwares de CRM.
Benefícios
- Rápida coleta e análise de dados;
- Acessibilidade remota de dados;
- Gerenciamento de leads mais inteligente;
- Fechamentos rápidos de vendas.
Tendências e indicadores
Mais de 140% dos vendedores usarão aplicativos móveis até o final de 2017. Os representantes de serviços usarão mais 219% em 2017.
- 42,5% do trabalho total de uma empresa funcionará em aplicativo móvel até 2022;
- 60 % dos representantes de vendas que usam CRMs móveis conseguem atingir suas cotas;
- 50% dos profissionais de marketing acreditam que os CRM móveis melhoram a experiência com os clientes.
2-5 anos
Tecnologias sociais
O CRM em redes sociais mudará a forma de como os negócios de interagem com os clientes.
O CRM em redes sociais usa a tecnologia de redes sociais – como aplicativos para o Facebook e Twitter – para envolver os clientes. Espera-se que este mercado valha US $ 17,9 bilhões até 2019.
Benefícios
- Identificar sentimentos e preferências do cliente;
- Maior experiência com o cliente;
- Melhor produtividade;
- Redução de esforços manuais.
Tendências e indicadores
- 25% dos negócios querem que seu software de CRM ofereça mais recursos de monitoramento das redes sociais;
- 50% dos clientes retornam a contatar uma empresa através das redes sociais;
- 71% dos clientes que recebem suporte em redes sociais provavelmente recomendarão a marca;
- 53% das pequenas empresas usam redes sociais para o marketing.
Dados e análises
Já tem empresas aumentando suas análises de CRM para ficar à frente da concorrência.
As ferramentas de análise de CRM coletam dados de clientes, analisam padrões de compra de clientes e preveem preferências de clientes. Isso ajuda as empresas a tomar decisões mais inteligentes em produtos, marketing e vendas.
Benefícios
- Cliente e serviço de vendas orientado a dados;
- Maior segmentação de clientes;
- Melhores informações do cliente;
- Retorno de investimento elevado, alavancando dados.
Tendências e indicadores
- 79% dos negócios perdem as oportunidades de impulsionar as vendas devido à falta de ferramentas de análise adequadas;
- 55% dos vendedores que usaram análises preditivas cumpriram seus objetivos de vendas;
- 49% de executivos acreditam que a grande análise de dados melhora a segmentação do cliente;
- 54% dos maketers acreditam que a análise terá o maior impacto nas futuras estratégias de marketing.
5-10 anos
inteligência artificial
A Inteligência Artificial (AI) irá melhorar todas as áreas do CRM, incluindo vendas e serviços ao cliente.
As tecnologias de Inteligência Artificial (AI) permitem que as máquinas imitam a capacidade Humana.
Estes incluem chatbots, assistente de cliente virtual e aplicativos de conversação (como o Alexas, Siri da Amazônia para o IOS)
Benefícios
- Responde as consultas dos clientes mais rapidamente;
- Fornece notificações sociais unificadas;
- Chega a um público em linha maior;
- Fornece um envolvimento exclusivo do cliente por usuário.
Tendências e indicadores
Alguns fornecedores de CRM que investem em inteligência artificial: Salesforce (Einstein), Oracle (Adaptive Intelligence Platform) e Microsoft (Dynamics 365).
- 30% das empresas irão empregar inteligência artificial para aumentar pelo menos um dos seus principais processos de vendas;
- 44% dos consumidores dos EUA preferem interagir com chatbots ou CRMs automatizados;
- 98% dos comerciantes acredita que a inteligência artificial ajudará a melhorar o conhecimento da conta, análise de campanha e segmentação de clientes.
Internet das coisas (IOT)
O CRM habilitado para Internet de Coisas (IOT) criará novos modelos de negócios para o CRM
Objetos se ligam todos os dias à Internet. Os CRM que usam o IOT poderão enviar e receber dados que os ajudem a melhorar as vendas, marketing, atendimento ao cliente e muito mais.
Benefícios
- Habilita ação proativa 1:1 para vendas e atendimento ao cliente;
- Fornece mais contexto aos dados para o cliente;
- Plataformas de notícias abertas para comunicação com clientes;
- Personalização melhorada.
Tendências e indicadores
A IOT dará às empresas uma nova maneira de aumentar o relacionamento com os clientes e aumentar a receita.
- 5% de serviços de clientes serão iniciados por dispositivos conectados à internet em 2018;
- 64% de líderes empresariais esperam que a IOT crie melhores experiências de usuários e clientes nos próximos cinco anos;
- 75% dos negócios querem integrar o IOT nas funções de TI e estratégia de CRM.
Como sua empresa deve se preparar para essas mudanças?
97% das pequenas empresas procuram ferramentas de automação de vendas.
- Use ferramentas de inteligência artificial, CRMs móveis e análises para automatizar tarefas manuais, como pontuação de leads, engajamento prospectivo e outras funções de CRM.
- Substitua o trabalho manual de redes sociais por aplicativos automatizados para gerenciar a escuta social e acompanhar conforme necessário.
- Não se esqueça de ser humano. Use a tecnologia para conhecer melhor seus clientes. Em seguida, use seus dados de vendas, marketing e serviço ao cliente para fornecer a cada cliente o que eles precisam.
Fontes:
Gartner Hype Cycle for CRM Sales 2016
Super office – 18 CRM Statistics you need to know for 2017
Follow analytics CRM Survey Report
Demandbase Survey